segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tema de Vida: Evolução Agrícola na Idade Média [Século V (476) até ao século XV (1453)]


O período de mil anos entre a queda de Roma, no século V, e o começo do Renascimento no século XV, é conhecido como a Idade Média.


Na Idade Média, as pessoas voltaram a fazer pagamentos em espécie ou por meio da troca de mercadorias.


A sociedade medieval baseou a sua economia num tipo de agricultura de subsistência bastante primitiva face à produção agrícola moderna. 


A agricultura tornou-se mais produtiva, porque novas terras foram cultivadas e porque houve uma melhoria nas técnicas de plantação e na variedade das safras. Pouco a pouco as instituições de uma sociedade feudal levaram a uma economia de capital, e os trabalhadores e servos do campo começaram a ganhar pequenos salários.


O trabalho no feudalismo era exclusivo dos servos que não eram escravos, ou seja, não podiam ser vendidos nem comprados. Porém, por pertencerem ao estrato mais baixo da sociedade medieval a ascensão social e a subsequente saída da pobreza endémica onde estavam inseridos era-lhes completamente vedada.

Aos "magros" rendimentos dos servos eram-lhes tributados impostos para o senhor ou senhores do feudo/região onde trabalhavam (nobreza) e dizimos (um outro imposto) para a igreja local (clero).



Sistema Feudal


O sistema feudal, com efeito, é edificado como uma pirâmide em que cada senhor é o vassalo de um senhor mais poderoso. No topo encontra-se o rei, que procura, aliás, afastar-se cada vez mais do sistema; na base, estão os menores dos vassalos, os sub-vassalos, personagens de cavalaria apresentam como modelos de lealdade, amabilidade e sabedoria. Entre os dois extremos, há toda uma hierarquia de grandes e pequenos barões, desde duques e condes até os proprietários de modestos castelos. O poderio de um senhor mede-se pela extensão de suas terras, o número de vassalos e o porte de sua ou suas fortalezas.


A Idade Média desde há muito tempo esteve associada a "atraso", a uma época de "trevas" no conhecimento, de pouca liberdade e da restrição na circulação de ideias. Na Idade Média a economia esteve praticamente centrada na agricultura, isso ocorria porque os feudos produziam grande parte dos produtos que necessitavam de consumir e a circulação de pessoas era restrita numa Europa povoada por fortificações isoladas umas das outras. A Idade Média foi também responsável por importantes avanços, sobretudo no que diz respeito à produção agrícola: inventaram-se o moinho, a charrua (um arado mais eficiente) e técnicas de adubamento e rodízio de terras.


Com o advento de novas técnicas de produção agrícola tais como, a utilização pela primeira vez na história da humanidade do método de rotação das culturas, novas ferramentas e melhorias substânciais no arado, a produtividade agrícola aumentou possibilitando a fixação e especialização das populações.


O sistema medieval de produção agrícola baseava-se em duas faixas nas quais uma era utilizada para o plantio de um cereal (trigo, aveia, centeio ou cevada) e...


... na outra faixa plantavam-se legumes da família das ervilhas ou dos feijões.


Umas das técnicas agrícolas surgidas na Idade Média consistia na alternância dos campos utilizados de forma a, garantir a recuperação da fertilidade das diferentes áreas de cultivo.


A produção agrícola medieval foi deveras influênciada pelos mionhos de vento e água. Pois, tais elementos permitiam um acréscimo de produtividade agrícola não negligenciável, especialmente no que concerne à produção de farinhas o que em última análise poderia fazer a diferença entre o povo/servos passarem fome ou não.


Um outro elemento/ferramenta que contribuiu de forma decisiva para o incremento da produtividade agrícola medieval foi a invenção do arado de ferro que permitiu pela primeira vez que, solos ditos "pesados" pudessem ser cultivados.


Porém, numa sociedade agrícola sem máquinas (pré-industrializada), pouco instruída, extremamente dependente do clima e das vontades e desejos das classes sociais dominantes (nobreza e o clero) a "fome" , a "doença" e a "morte" escureciam o cenário da Idade a que muitos designaram por "Idade das Trevas".   

13 comentários:

  1. nao gostei disso.isso é uma porcaria

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Gostei do artigo, gostaria que continuasse a publicar mais informações neste domínio de conhecimento, porem, sou de opinião a incluir citações em abordagens que não sejam de sua autoria.

    ResponderEliminar
  4. Gostei do artigo, gostaria que continuasse a publicar mais informações neste domínio de conhecimento, porem, sou de opinião a incluir citações em abordagens que não sejam de sua autoria.

    ResponderEliminar
  5. gostei do artigo continue trabalhando mas gostaria que coloca-se as citacoesia que nao sao da sua autoria

    ResponderEliminar